segunda-feira, 30 de maio de 2011

Com vocês, o Teatro de Mamulengos!


MAMULENGO
é a forma mais primitiva e popular de teatro de bonecos. Muito popular em Pernambuco, onde era representado em praças, feiras e ruas, com uma linha de ação dramática muito simples, inspirada diretamente nos fatos do cotidiano e interagindo com o público que construía a trama. Os personagens sempre eram os mesmos: a Quitéria, o Cabo, o Coronel, o Simão, o Cangaceiro, o Padre, o diabo e as almas penadas. A linguagem era, e é ainda, muito provocativa, debochada e irreverente. 
Hoje os mamulengos têm uma forma mais erudita e possuem uma representação cênica mais estudada. Existem peças com roteiro, por exemplo. O público participa, mas não muda o rumo da trama. 
A etimologia do termo "mamulengo" ainda não foi definitivamente esclarecida. Presume-se que tenha origem na conjugação de duas palavras: mão e molengo, mão mole, mão que se move. O mamulengo também é conhecido pelo nome de babau que nada tem a ver com boi bumbá.
Os bonecos de mamulengo têm cabeça e mãos de madeira (a mulungu ou a imburana) e o corpo de pano, vazio, como uma luva. São manipulados acima de uma cortina ou telão por trás do qual se escondem os manipuladores e que também falam - dão voz aos bonecos.
A cidade de Olinda (PE), sedia o Museu do Mamulengo, Espaço Tiridá, com mais de 1000 bonecos em exposição, acervo na sua maioria, doado pelo maior grupo de teatro de mamulengos do País, o SÓ-RISO, grupo  muito conhecido e premiado fora do Brasil.
A tradição continua e se renova com os Mestres Mamulengueiros que ministram oficinas para novos aprendizes que se apresentam no Teatro Só-Riso e expões seus bonecos no Espaço Tiridá.
Entre os mestres mamulengueiros destaca-se José Lopes da Silva Filho, nativo de Glória de Goitá, PE e discípulo de Zé Grande, Severino da Cocada e Mestre Zé de Vina.


Que tal uma oficina de mamulengos para os menores??

















Nenhum comentário:

Postar um comentário