segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Oficinas de Literatura de Cordel em Nova Iguaçu

 Os "Pontinhos" de Cultura de Nova Iguaçu é um apelido carinhoso para o conjunto de iniciativas que reúne Agentes e Projetos Culturais da Sociedade Civil através de Entidades Não-Governamentais com Projetos em Ações Culturais centradas no território e que tiveram início com o Programa Escola Viva/Bairro Escola, um convênio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu com o Ministério da Cultura.

Oficinas de Literatura de Cordel serão ministradas em três escolas municipais de Nova Iguaçu, sendo elas:
Escola Municipal Profº Amazor Vieira Borges, Jardim Tropical
Escola Municipal Manoel João Gonçalves, Monte Líbano
Escola Municipal Menino de Deus, Prata

As oficinas serão oferecida para alunos do 1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental e para crianças e adolescentes da comunidades.

O projeto “Cordel com a Corda Toda” visa desenvolver um trabalho interdisciplinar, buscando resgatar a Literatura de Cordel, mais conhecida no Nordeste brasileiro, e divulga - lá junto aos alunos. Considerando que esta modalidade de cultura se apresenta de várias formas, oral, escrita, declamada e cantada, entende-se que ela apresenta inúmeras possibilidades pedagógicas. Neste sentido o trabalho proposto se dará através da linguagem teatral, onde serão abordadas diferentes perspectivas e possibilidades da literatura de cordel.

Livro existe com leitura 
Cada página, uma história 
Livro existe se contado 
Com ou sem dedicatória 
Fino, grosso, grosso ou fino 
Para adulto ou menino 
Ler livro é uma vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário